Acerca de nós ...

A tradição Folclórica na Mêda vem desde o ano 1958, quando se fundou o Rancho das Vindimas. Ao longo dos tempos, várias foram as gerações de famílias que participaram ou participam ainda hoje activamente nas actividades levadas a cabo pelo Rancho Folclórico de Mêda.
O Rancho Folclórico de Mêda do Centro Cultural e Recreativo de Mêda fundado a 29 de Abril de 1981 veio dar seguimento a essa tradição. As actuações são a parte mais visível e a que preenche o dia-a-dia do Rancho Folclórico. Para além das actuações em Portugal continental, o Rancho também já actuou no Funchal e na Ilha do Pico, levando o nome e a cultura do concelho de Mêda a todos os cantos de Portugal. Para além das actuações, o Rancho Folclórico de Mêda realiza outras actividades, tais como, Torneio de Jogos Tradicionais, organização de Bailes, mantêm a tradição de “Cantar os Reis” e as Janeiras, pelas ruas da Cidade e nas Freguesias. O “Enterro do Entrudo”, tradição Carnavalesca com que Cidade de Mêda encerra o Carnaval.
A comemoração dos Santos Populares, está muito activa não só na Cidade de Mêda, como também no Concelho. O Grupo de Folclore de Mêda, realiza as Marchas de Santo António, onde o tema escolhido para o ano de 2009 foi “Baco, o Deus do Vinho”, que foi ao encontro da lenda do Vinho de Mêda. Para além das marchas não pode faltar a sardinha assada e o convívio medense.

Sem comentários: